Suíça Alerta para Ataques Cibernéticos e Desinformação antes de Cúpula pela Paz na Ucrânia

Suíça Alerta para Ataques Cibernéticos e Desinformação antes de Cúpula pela Paz na Ucrânia

O governo suíço alertou para um aumento nos ataques cibernéticos e na disseminação de desinformação durante os preparativos para uma cúpula no fim de semana, que tem como objetivo buscar um caminho para a paz na Ucrânia.

Noventa Estados e organizações se registraram para participar das discussões, que ocorrerão em um resort perto da cidade de Lucerna, de 15 a 16 de junho. Metade desses participantes é proveniente da América do Sul, Ásia, África e Oriente Médio.

Embora a Rússia não tenha sido convidada para a cúpula, o governo suíço afirmou que o objetivo das conversações é “definir conjuntamente um roteiro” sobre como envolver tanto a Rússia quanto a Ucrânia em um futuro processo de paz.

A presidente da Suíça, Viola Amherd, revelou que os ataques cibernéticos aumentaram nas últimas semanas, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Ignazio Cassis, destacou um claro “interesse” em perturbar as negociações. No entanto, ele evitou atribuir a autoria dos ataques quando questionado sobre o envolvimento da Rússia.

Embora a Rússia tenha descartado a cúpula como uma perda de tempo, a Suíça, a pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, concordou em sediar o evento e vem buscando apoio entre os países com melhores relações com Moscou.

A ausência russa tem gerado preocupações entre os aliados poderosos de Moscou, como a China, que afirmam que não há sentido em negociações de paz sem a participação da Rússia e da Ucrânia.

A cúpula, a ser realizada no resort de Buergenstock, abordará temas de interesse internacional, como segurança nuclear e alimentar, liberdade de navegação, além de questões humanitárias, como troca de prisioneiros de guerra. No entanto, a ausência da Rússia reduz as expectativas de avanços significativos durante o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *