Presidente sanciona Projeto que cria o Dia Nacional do Funk
Data escolhida é 12 de julho, considerada marco do movimento no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (31) o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Funk, a ser celebrado anualmente no dia 12 de julho. A proposta, apresentada em 2021 pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi oficialmente aprovada, reconhecendo a importância cultural do funk no Brasil.
No X (antigo Twitter), Padilha comemorou a sanção ao lado do presidente, destacando o significado da medida:
“Projeto de Lei de minha autoria, que institui o ‘Dia Nacional do Funk’, foi sancionado pelo presidente @lulaoficial!! Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência!”
AVISA QUE É O FUNK! 🎉🎶 🤙
Projeto de Lei de minha autoria, que institui o "Dia Nacional do Funk" foi sancionado pelo presidente @lulaoficial!!
Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é… pic.twitter.com/rdb8VjzOHU— Alexandre Padilha (@padilhando) July 31, 2024
Em seu Instagram, o presidente Lula também celebrou a aprovação:
“Sancionei hoje lei que cria o Dia Nacional do Funk (12 de julho). Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!”
A data escolhida, 12 de julho, remete ao Baile da Pesada, evento realizado em 1970 no Rio de Janeiro, considerado um marco do movimento funk no país. A data já era celebrada nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo antes da sanção do projeto em âmbito nacional.