INSS Inicia Pagamento da Segunda Parcela do 13º para Beneficiários que Recebem Acima do Salário Mínimo

INSS Inicia Pagamento da Segunda Parcela do 13º para Beneficiários que Recebem Acima do Salário Mínimo
INSS Inicia Pagamento da Segunda Parcela do 13º para Beneficiários que Recebem Acima do Salário Mínimo

Brasília, 3 de junho de 2024 – A partir desta segunda-feira, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais que um salário mínimo começam a receber a segunda parcela do décimo terceiro salário. O pagamento, que se estenderá até o dia 7 de junho, segue um cronograma definido pelo dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Cronograma de Pagamento

O pagamento do décimo terceiro para aqueles que recebem um salário mínimo iniciou-se em 24 de maio e continuará até o dia 8 de junho. Ao final deste ciclo de pagamentos, mais de 33,6 milhões de segurados terão recebido a primeira parcela do benefício, englobando tanto os que ganham o benefício mínimo quanto os que recebem valores superiores.

Acesso aos Valores e Datas

Os beneficiários podem consultar os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis como celulares e tablets. Alternativamente, a consulta pode ser feita pelo site oficial (gov.br/meuinss). Para aqueles sem acesso à internet, a liberação do décimo terceiro pode ser verificada pelo telefone 135, onde será necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados pessoais para concluir a consulta. O atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Histórico de Antecipação

Este é o quinto ano consecutivo em que o pagamento do décimo terceiro é antecipado, com um decreto assinado em março estabelecendo as novas datas. A prática de antecipação começou em 2020 devido à pandemia de covid-19 e foi mantida nos anos subsequentes. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Impacto Econômico

De acordo com o Ministério da Previdência, a antecipação do décimo terceiro resultará em uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. A segunda parcela, atualmente em pagamento, corresponde a R$ 33,92 bilhões e é referente à competência de maio. A primeira parcela, paga no final de abril e início de maio, correspondeu à competência de abril.

Detalhes do Pagamento

A maioria dos beneficiários receberá 50% do valor do décimo terceiro na segunda parcela. No entanto, aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente. Beneficiários de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também recebem uma parcela proporcional, calculada de acordo com a duração do benefício. Vale destacar que segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro salário.

O Ministério da Previdência reforça a importância deste pagamento para o sustento dos aposentados e pensionistas, além de seu impacto positivo na economia nacional.

Informações: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *