Ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido no caso do hacker Walter Delgatti Netto

Ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido no caso do hacker Walter Delgatti Netto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será convocado para prestar depoimento no caso do hacker Walter Delgatti Netto, que foi preso após admitir a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a pedido da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A convocação se deve ao fato de que Bolsonaro foi citado na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o pedido de prisão feito pela Polícia Federal (PF) contra o hacker.

Na decisão, o ministro destaca que Delgatti afirmou em seu depoimento à PF que Carla Zambelli esteve envolvida nos atos dele e que, em uma ocasião, encontrou-se com o ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Alvorada, onde Bolsonaro teria perguntado se o hacker conseguiria invadir a urna eletrônica munido do código-fonte. No entanto, Delgatti afirma que não pôde realizar tal invasão, pois o acesso fornecido pelo TSE foi apenas à sede do tribunal.

Essa será a quinta vez que Bolsonaro será ouvido em investigações pela PF. A polícia pretende entender a razão do pedido de Bolsonaro a Delgatti e, se houver informações relevantes, os dados poderão ser compartilhados com outros inquéritos que investigam ataques às urnas e ao sistema eleitoral.

Em depoimento à PF, o próprio Delgatti afirmou que não obteve sucesso ao tentar invadir o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque o código-fonte da urna eletrônica estaria hospedado em um computador offline.

Ainda não há uma data definida para o depoimento de Bolsonaro, mas a polícia espera esclarecer os detalhes relacionados ao seu envolvimento no caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *