Chegada do Manto Tupinambá ao Brasil será celebrada em agosto
Evento Organizado pelo Ministério dos Povos Indígenas
Entre os dias 29 e 31 de agosto, o Ministério dos Povos Indígenas promoverá uma cerimônia para celebrar a chegada do manto Tupinambá ao Brasil. O evento ocorrerá no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em parceria com o Museu Nacional e representantes do povo Tupinambá.
Devolução do Manto
O manto chegou ao Brasil em 11 de julho deste ano, devolvido pela Dinamarca, onde esteve por mais de 300 anos. A devolução foi organizada por instituições dos dois países, incluindo a Embaixada do Brasil na Dinamarca e lideranças Tupinambá da Bahia.
Atividades Programadas
- 29 de Agosto: Primeira etapa da celebração com atividades de acolhimento, proteção e bênçãos ao manto pelos líderes espirituais Tupinambá e pajés. Esta cerimônia será fechada e ocorrerá na Biblioteca Central, no Horto Botânico.
- 31 de Agosto: A cerimônia de apresentação do manto ao público está marcada para às 10h, no mesmo local. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e representantes do povo Tupinambá, dos governos do Brasil e da Dinamarca, e do Museu Nacional estarão presentes.
Outros Mantos Tupinambás
O manto tupinambá possui 1,80 m de altura e é adornado com milhares de penas vermelhas de pássaros guará. Além do manto devolvido, outros mantos tupinambás estão em museus europeus, como:
- Museu Nacional da Dinamarca
- Museu de História Natural da Universidade de Florença
- Museu das Culturas, em Basileia
- Museu Real de Arte e História, em Bruxelas
- Museu du Quai Branly, em Paris
- Biblioteca Ambrosiana de Milão
O ministério está trabalhando para desenvolver protocolos para a restituição de artefatos indígenas a seus povos de origem, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Restituição de Artefatos Indígenas, criado em 2023.