Chegada do Manto Tupinambá ao Brasil será celebrada em agosto

Chegada do Manto Tupinambá ao Brasil será celebrada em agosto
Chegada do Manto Tupinambá ao Brasil será celebrada em agosto

Evento Organizado pelo Ministério dos Povos Indígenas

Entre os dias 29 e 31 de agosto, o Ministério dos Povos Indígenas promoverá uma cerimônia para celebrar a chegada do manto Tupinambá ao Brasil. O evento ocorrerá no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em parceria com o Museu Nacional e representantes do povo Tupinambá.

Devolução do Manto

O manto chegou ao Brasil em 11 de julho deste ano, devolvido pela Dinamarca, onde esteve por mais de 300 anos. A devolução foi organizada por instituições dos dois países, incluindo a Embaixada do Brasil na Dinamarca e lideranças Tupinambá da Bahia.

Atividades Programadas

  • 29 de Agosto: Primeira etapa da celebração com atividades de acolhimento, proteção e bênçãos ao manto pelos líderes espirituais Tupinambá e pajés. Esta cerimônia será fechada e ocorrerá na Biblioteca Central, no Horto Botânico.
  • 31 de Agosto: A cerimônia de apresentação do manto ao público está marcada para às 10h, no mesmo local. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e representantes do povo Tupinambá, dos governos do Brasil e da Dinamarca, e do Museu Nacional estarão presentes.

Outros Mantos Tupinambás

O manto tupinambá possui 1,80 m de altura e é adornado com milhares de penas vermelhas de pássaros guará. Além do manto devolvido, outros mantos tupinambás estão em museus europeus, como:

  • Museu Nacional da Dinamarca
  • Museu de História Natural da Universidade de Florença
  • Museu das Culturas, em Basileia
  • Museu Real de Arte e História, em Bruxelas
  • Museu du Quai Branly, em Paris
  • Biblioteca Ambrosiana de Milão

O ministério está trabalhando para desenvolver protocolos para a restituição de artefatos indígenas a seus povos de origem, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Restituição de Artefatos Indígenas, criado em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *