Campinas é classificada como a 7ª cidade mais competitiva do Brasil
Centro de Liderança Pública (CLP) coloca Campinas à frente de várias capitais
Campinas conquistou o sétimo lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), tornando-se a sétima cidade mais competitiva do Brasil. A cidade superou 21 capitais, incluindo o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Dentro da região Sudeste, Campinas se destaca ainda mais, ocupando a quarta posição no ranking.
O levantamento analisou municípios com mais de 80 mil habitantes, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta edição, os indicadores de 410 municípios foram avaliados.
Considerando apenas a região Sudeste, Campinas aparece em 4° lugar.
Confira os 20 primeiros colocados no ranking:
1. Florianópolis (SC)
2. São Paulo (SP)
3. Barueri (SP)
4. Porto Alegre (RS)
5. São Caetano do Sul (SP)
6. Curitiba (PR)
7. Campinas (SP)
8. Vitória (ES)
9. Santana de Parnaíba (SP)
10. Santos (SP)
11. Maringá (PR)
12. Belo Horizonte (MG)
13. Balneário Camboriú (SC)
14. São Bernardo do Campo (SP)
15. Blumenau (SC)
16. Jundiaí (SP)
17. Jaraguá do Sul (SC)
18. Criciúma (SC)
19. Indaiatuba (SP)
20. São José do Rio Preto (SP)
O ranking completo pode ser acessado pelo link https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/.
O estudo considerou 65 indicadores distribuídos em 13 áreas principais: Inovação e Dinamismo Econômico, Inserção Econômica, Educação, Saúde, Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Telecomunicações, Capital Humano e Saneamento. Cada uma dessas áreas teve um peso diferente e, no final, os indicadores foram combinados para chegar a uma pontuação.
Campinas obteve uma pontuação de 62,29, enquanto Florianópolis, que ficou em primeiro lugar, alcançou 65,92.
Pontos Fortes
O levantamento do CLP destaca os pontos fortes que contribuíram para a boa classificação de Campinas no ranking nacional. A principal fortaleza é a Inovação e Dinamismo Econômico (Campinas está em sexto lugar neste quesito em todo o país), seguida pela Sustentabilidade Fiscal, Saneamento, Qualidade da Saúde, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Educação e Segurança.
O ranking também considerou três dimensões: Economia, Instituições e Sociedade. Em relação à dimensão “Economia”, que engloba indicadores financeiros e fiscais, Campinas ocupou a oitava posição entre os 410 municípios avaliados. Nas dimensões “Instituições” e “Sociedade”, a cidade ficou em 20º e 25º lugares, respectivamente.
Os resultados completos para Campinas podem ser acessados no seguinte link: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SP/campinas/geral/ranking-geral.
Sobre o Ranking
O CLP é uma organização suprapartidária que opera desde 2008 para desenvolver novas lideranças públicas por meio de cursos, eventos e ações em todo o país.
Esta é a quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios.
De acordo com o CLP, os objetivos do ranking incluem incentivar a competição positiva entre os municípios, fornecer um mapeamento abrangente dos fatores de competitividade, destacar casos de sucesso, ser uma ferramenta para que os cidadãos avaliem e exijam um desempenho eficiente dos formuladores de políticas públicas, além de possibilitar uma comparação direta, simples e concisa entre as localidades.