Banco de Leite Humano do Instituto da Fiocruz Completa 80 Anos de Dedicação à Saúde Materno-Infantil
Rede de Bancos de Leite Humano cresce e se destaca, beneficiando milhares de bebês prematuros em todo o Brasil.
O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), comemora um marco significativo nesta terça-feira, 3 de outubro, ao celebrar seus 80 anos de fundação e dedicação à saúde materno-infantil. Desde sua criação, o BLH tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos recém-nascidos prematuros e nas unidades neonatais de terapia intensiva em todo o país.*
Antes da década de 1980, a instituição deu origem a apenas cinco bancos de leite humano. No entanto, nas décadas seguintes, a rede de bancos de leite se expandiu significativamente, e atualmente, o Brasil conta com 229 bancos de leite e 234 postos de coleta. Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, destaca que essa expansão tem sido fundamental para atender às necessidades dos recém-nascidos prematuros.
O estado de São Paulo lidera o país em número de bancos de leite, com 58, além de 50 postos de coleta. Destaca-se que o Distrito Federal é a única unidade federativa do Brasil que alcançou autossuficiência em leite humano. Isso significa que em todas as unidades hospitalares do DF, não são mais necessárias fórmulas infantis, pois o volume de leite humano doado é suficiente para atender à demanda.
No ano passado, os bancos de leite de Brasília coletaram impressionantes 15.171 litros de leite humano, que alimentaram 14.577 recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais de terapia intensiva. Esse leite foi doado por 5.578 mães. Brasília abriga 14 bancos de leite e sete postos de coleta.
Em todo o Brasil, em 2022, foram coletados 234 mil litros de leite, doados por 196.757 mulheres e direcionados para 222.750 crianças. Desde o ano 2000 até 2022, impressionantes 3.432.709 litros de leite humano foram doados, beneficiando 3.504.381 prematuros. O número total de doadoras alcançou 3.031.637 mulheres, que atenderam a 37.717.921 mulheres assistidas. A proporção é de uma mulher doadora para 12 assistidas pelos bancos de leite.
A importância da doação de leite humano é inegável. A enfermeira do IFF Maíra Domingos, que foi doadora de leite durante o primeiro ano de sua filha, Laura, e agora novamente com o segundo filho, Lucas, destaca que doar leite é “doar cuidado, esperança, em cada gota de leite”. Ela ressalta que o leite materno doado pode salvar a vida de bebês prematuros e é um gesto de solidariedade que ajuda as famílias que passam por momentos difíceis.
As celebrações pelo 80º aniversário do Banco de Leite Humano começaram no Salão Nobre do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, às 11h45. Durante o evento, foi apresentado o planejamento para os próximos anos e reuniu gerações de profissionais que já trabalharam e que trabalham atualmente nos bancos de leite.
No período da tarde, haverá uma sessão dedicada ao aleitamento materno na rede de bancos de leite humano e ao protagonismo da mulher nessa ação. Danielle Silva destaca que o modelo brasileiro coloca a mulher no centro da cena, enfatizando o apoio ao aleitamento materno e a promoção desse ato tão fundamental.
Na quarta-feira, 4 de outubro, será discutida a tecnologia aplicada nos bancos de leite humano, com a assinatura de um convênio com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), de Minas Gerais. Além disso, será lançado um curso de especialização em aleitamento materno para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (rBLH – CPLP).
Outro destaque é o lançamento do Observatório da Rede BLH, uma ferramenta que acompanhará em tempo real o crescimento da rede. Também será lançado um edital para escolha da logomarca alusiva aos 80 anos do BLH, aberto para participação da sociedade.
Dois projetos da rBLH serão lançados, um relacionado ao aleitamento materno inclusivo na rede e outro visando incluir postos de coleta de leite humano na atenção básica à saúde.
Além das comemorações deste ano, estão previstas celebrações regionais pelos 80 anos da rBLH até 2024, incluindo o 7º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o 4º Fórum de Cooperação Técnica Internacional em Banco de Leite Humano, com o tema central “Quatro décadas de inovação, solidariedade e da construção da excelência em Bancos de Leite Humano”. A logomarca vencedora será usada até esse momento especial, que coincide com o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e o centenário do IFF, que sempre abrigou o BLH.
Hoje e amanhã a programação será transmitida ao vivo pelo canal da rBLH no Youtube.
Informações: Agência Brasil