Colisão entre aviões no Aeroporto de Congonhas causa cancelamentos de voos
Incidente envolvendo aeronaves da Gol e da Latam não deixa feridos, mas provoca transtornos no aeroporto de São Paulo
Na tarde de segunda-feira (29), uma colisão entre dois aviões no pátio do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, resultou em cancelamentos de voos e transtornos para os passageiros. O incidente envolveu uma aeronave da Gol e outra da Latam, mas, felizmente, não houve feridos.
De acordo com a Aena, concessionária responsável pelo aeroporto, a colisão ocorreu durante o procedimento de taxiamento das aeronaves. O problema foi atribuído a uma falha no equipamento de pushback, utilizado para rebocar as aeronaves da área de embarque até a pista de taxiamento.
A Gol informou que a colisão ocorreu enquanto a aeronave do voo G3 1238, com destino a Florianópolis, estava sendo rebocada. O contato foi entre a ponta da asa do avião da Latam e a cauda da aeronave da Gol, que foi encaminhada para manutenção. Os passageiros do voo da Gol foram desembarcados e realocados em outras aeronaves.
A Latam relatou que o incidente aconteceu por volta das 17h04 e envolveu a aeronave do voo LA 3935, que se dirigia de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para Congonhas. A colisão causou o cancelamento de dois outros voos da companhia (LA 3064 e LA 3069), que tinham como destino Curitiba. Todos os passageiros afetados foram acomodados em outros voos da mesma companhia.
Na manhã desta terça-feira (30), a Latam confirmou que todos os passageiros impactados pelos cancelamentos já foram realocados em novos voos e que a aeronave danificada continua em manutenção. A Aena segue acompanhando a situação e gerenciando os impactos no aeroporto.