Qualidade e correnteza do Sena cancelam treino de Triatlo pela 2ª Vez
Prova Masculina Está Marcada para Terça-Feira
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris cancelaram novamente a sessão de treinamento de natação do triatlo no rio Sena, nesta segunda-feira (29). Este é o segundo dia consecutivo de cancelamento, devido ao aumento da poluição e à velocidade da correnteza após uma forte chuva no final da semana passada.
A prova masculina está agendada para terça-feira (30), às 3h (horário de Brasília), com cinquenta e cinco triatletas se alinhando em um ponto flutuante próximo à Pont Alexandre III. Esta será a primeira vez desde 1900 que os atletas competirão no Sena em uma Olimpíada.
A prova feminina está marcada para quarta-feira (31), no mesmo horário.
O presidente-executivo do Comitê Organizador Paris 2024, Étienne Thobois, expressou confiança de que o evento será realizado conforme programado. Ele espera que o dia de sol quente ajude a reduzir os níveis de água e a correnteza no rio. Thobois afirmou que o fluxo necessário do rio foi atingido e que não há problemas.
A decisão final sobre a realização da prova será tomada de madrugada, com base em amostras do rio coletadas 24 horas antes do evento. Os atletas serão informados imediatamente caso a competição seja cancelada.
Os Jogos de Paris 2024 já enfrentaram mudanças no cronograma, como o adiamento do skate masculino de sábado para segunda-feira devido à chuva.
Os organizadores buscam deixar um legado duradouro para os moradores de Paris com um Sena adequado para natação. A França investiu cerca de US$ 1,4 bilhão em infraestrutura de águas residuais para reduzir a quantidade de esgoto no rio e planeja abrir três locais de natação ao público até junho do próximo ano.