Prefeitura de Hortolândia atenta aos casos de escorpiões no Parque Socioambiental Lago da Fé Angelo Perugini
Na manhã desta quarta-feira (26/07), a Prefeitura de Hortolândia realizou uma vistoria no Parque Socioambiental Lago da Fé Angelo Perugini em resposta a reclamações de moradores sobre a presença de escorpiões no local. A Administração Municipal, preocupada com a segurança da população, solicitou a participação de um pesquisador científico do renomado Instituto Pasteur, órgão do governo do Estado, para auxiliar na inspeção.
A vistoria, conduzida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde, e pelo pesquisador do Estado, Rubens Antonio da Silva, constatou que o parque está com a grama cortada rente ao solo, limpo e sem acúmulo de entulhos ou materiais que possam servir de esconderijo para escorpiões. De acordo com os moradores, os escorpiões têm sido avistados durante a noite, o que é comum, uma vez que esses animais possuem hábitos noturnos.
O pesquisador explicou que o aumento da presença dos escorpiões ocorre devido ao processo de urbanização em áreas habitadas por esses animais, fazendo com que migrem para o ambiente urbano onde acabam se adaptando.
Durante a vistoria, o pesquisador alertou que o uso de inseticidas ou outras substâncias químicas para eliminar os escorpiões não é recomendado, pois pode causar a dispersão dos animais para outras áreas e aumentar o risco de acidentes.
Para prevenir a presença de escorpiões em residências, a UVZ realizará um trabalho de orientação casa a casa com os moradores do entorno do Lago da Fé. A população que frequenta o parque também foi orientada a tomar cuidados e ficar atenta à presença desses animais.
Em caso de avistamento de escorpiões no parque ou em qualquer outra região da cidade, a população é encorajada a entrar em contato com a UVZ através dos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974. Além disso, é importante evitar tentar capturar os escorpiões, caso isso ocorra, e em caso de picada, a Prefeitura orienta a procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
A Prefeitura de Hortolândia também realiza ações de monitoramento da presença de escorpiões na cidade desde 2019, através da colocação de armadilhas nas redes de águas pluviais e de esgoto. Em parceria com o governo estadual, a cidade participa desde 2022 de um projeto de monitoramento de escorpiões na região do Jardim Amanda.
Com medidas preventivas e ações de conscientização, a Prefeitura busca garantir a segurança da população e minimizar os riscos relacionados à presença de escorpiões na região. A atenção contínua às demandas da população é uma das prioridades da Administração Municipal de Hortolândia.
Informações: Prefeitura