Porto Alegre Envia Dados de 30 Mil Famílias para Auxílio Reconstrução
Na noite da última quarta-feira (29), a prefeitura de Porto Alegre deu mais um passo significativo no auxílio às famílias afetadas pelas recentes cheias na cidade. Dados de mais 30 mil famílias foram encaminhados para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal. Com isso, somando-se ao primeiro lote de 24,5 mil responsáveis familiares enviados na manhã de terça-feira (28), a capital gaúcha já contabiliza 59.430 cadastros submetidos ao sistema do governo.
O envio tardio das informações pela prefeitura, no entanto, impactou a data prevista para o recebimento do benefício. Os moradores de Porto Alegre, que têm direito ao auxílio no valor de R$ 5,1 mil, não puderam recebê-lo em parcela única nesta quinta-feira, data originalmente prevista para o pagamento do primeiro lote a 34,1 mil famílias atingidas pelas chuvas.
Uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Porto Alegre para agilizar o processo de assistência foi a criação do Registro Unificado. Em operação desde 18 de maio, essa base única visa identificar e qualificar os atingidos pelas enchentes, direcionando os dados para programas sociais dos três níveis do Poder Executivo: municipal, estadual e federal.
O Registro Unificado pode ser acessado online ou presencialmente, e é destinado a todos os moradores de áreas alagadas na capital, independentemente de estarem cadastrados ou não no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O preenchimento correto das informações, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço, é fundamental para garantir a eficácia desse processo.
Após o envio dos dados pelas prefeituras ao governo federal, a próxima etapa requer que os responsáveis familiares validem suas informações no site do Auxílio Reconstrução, acessando a aba Sou Cidadão no portal do governo federal. Com a confirmação dos dados, eles são encaminhados para verificação pela Caixa Econômica Federal, em colaboração com a Dataprev, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Em até 48 horas após a confirmação das informações, o pagamento será depositado pela Caixa, beneficiando aqueles que possuem conta corrente ou poupança no banco. Para os que não possuem conta, uma conta poupança será aberta automaticamente em nome do responsável pela família, possibilitando o acesso ao benefício por meio do aplicativo para smartphones Caixa Tem.