Operação Terra Fértil: PF desmantela esquema de tráfico Internacional de drogas em 7 estados Brasileiros
Nesta terça-feira (2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Fértil em sete estados brasileiros com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. A operação revelou uma estrutura complexa montada pelo grupo, que movimentou ilegalmente mais de R$ 5 bilhões ao longo de pouco mais de cinco anos.
Ação e Medidas Cautelares
Cerca de 280 agentes da PF estão envolvidos na operação, cumprindo nove mandados de prisão preventiva, 80 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares como sequestro de bens e bloqueio de contas. As ações foram autorizadas pela 3ª Vara Federal Criminal da Comarca de Belo Horizonte e ocorrem nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Goiás.
Estrutura do Grupo e Atividades Ilícitas
Segundo informações da PF, o grupo criminoso operava uma rede sofisticada para ocultar e dissimular o patrimônio obtido através do tráfico internacional de drogas. A investigação revelou que o esquema incluía a criação de empresas de fachada, sem vínculos de empregados registrados, para adquirir imóveis e veículos de luxo em nome de terceiros. Além disso, grandes quantias de dinheiro eram movimentadas, não condizentes com o capital social das empresas envolvidas.
Uso de Empresas de Fachada e Criptomoedas
Os investigados também realizavam transações com empresas de criptomoedas e em atividades não relacionadas ao ramo de negócios das empresas, indicando tentativas de mascarar a origem ilícita dos valores obtidos. Além disso, foi constatado que alguns sócios das empresas investigadas recebiam auxílio emergencial, mesmo sem vínculos empregatícios há anos.