Nigéria surpreende a Austrália na Copa do Mundo

Nigéria surpreende a Austrália na Copa do Mundo

Nigéria causou a primeira grande surpresa da Copa do Mundo Feminina ao derrotar a Austrália por 3 a 2 na quinta-feira, deixando as esperanças das anfitriãs do torneio em jogo e os torcedores em choque.

Asisat Oshoala marcou um gol de voleio em um gol vazio no 72º minuto para selar uma vitória merecida para as africanas, depois que Uchenna Kanu empatou o jogo pouco antes do intervalo e Osinachi Ohale colocou a Nigéria à frente após o intervalo. A Austrália reduziu a desvantagem para um gol quando Alanna Kennedy marcou de cabeça no décimo minuto de acréscimo, mas a Nigéria resistiu aos últimos segundos para conquistar uma das melhores vitórias de sua história no torneio global.

A vitória, diante de uma grande multidão no Lang Park, colocou a Nigéria no topo do Grupo B, empatada com o Canadá com quatro pontos, mas à frente no saldo de gols. As 11 vezes campeãs africanas enfrentarão a eliminada Irlanda em sua última partida do grupo na próxima segunda-feira. O treinador da Nigéria, Randy Waldrum, disse que suas jogadoras estavam em clima de festa no vestiário do Lang Park.

“Acho que elas ainda estão cantando e dançando agora”, disse o americano aos repórteres.

“Eu não consigo entrar lá e dizer uma palavra.

“Tantas pessoas não acreditavam em mim, não acreditavam na equipe. A única coisa que fizemos foi falar sobre acreditar umas nas outras.”

As Matildas devem vencer as campeãs olímpicas do Canadá, que empataram em 0 a 0 com a Nigéria na estreia, para garantir vaga nas oitavas de final em um torneio em que se consideravam entre as principais candidatas ao título. Sem a atacante Sam Kerr e a atacante Mary Fowler, ambas lesionadas, o ataque improvisado da Austrália pressionou o gol da Nigéria, mas viu várias chances irem para fora e acima do travessão em ambos os tempos.

Lapsos defensivos acabaram custando caro às anfitriãs, mas o técnico Tony Gustavsson relutou em encontrar culpa.

“Se o desempenho foi ruim, eu diria que sim, mas o desempenho não foi ruim”, disse o sueco.

“Você olha as estatísticas, e deveríamos sair do campo como vencedores deste jogo.”

Van Egmond, escalada no time titular no lugar de Fowler, colocou a Austrália à frente no primeiro minuto do primeiro tempo de acréscimos com um chute preciso após cruzamento de Caitlin Foord.

A alegria da Austrália foi passageira, porém, com a meio-campista Rasheedat Ajibade criando o gol de empate da Nigéria com um chute desviado que caiu nos pés de Kanu, que marcou de perto segundos antes do intervalo.

Waldrum deixou sua principal ameaça no banco, surpreendendo na escalação, mas dois minutos depois que ela entrou em campo, a Nigéria assumiu a liderança.

De volta após suspensão, Ajibade fez a diferença novamente ao cabecear a bola em direção ao poste distante após uma cobrança de escanteio, permitindo que Ohale empurrasse a bola para a linha do gol no 65º minuto.

Sob pressão, a defesa da Austrália falhou sete minutos depois, com um erro entre a goleira Mackenzie Arnold e Kennedy permitindo que Oshoala atacasse.

Arnold saiu do gol e Oshoala passou por ela à direita para acertar o voleio em um ângulo apertado.

A Austrália pressionou em busca de gols, e Kennedy marcou o gol tardio com a cabeça no poste distante, mas a Nigéria resistiu para um grande impulso de confiança antes de enfrentarem a Irlanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *