Museu Casa de Santos Dumont é reinaugurado em Petrópolis, RJ, em comemoração aos 150 anos do pai da aviação

Museu Casa de Santos Dumont é reinaugurado em Petrópolis, RJ, em comemoração aos 150 anos do pai da aviação

Em homenagem ao 150º aniversário de Alberto Santos Dumont, conhecido como o pai da aviação, o Museu Casa de Santos Dumont, localizado em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi reinaugurado nesta quinta-feira (20). A casa de três andares, conhecida como “A Encantada”, que foi residência do inventor, agora abriga o museu, apresentando exemplos práticos de suas engenhosidades cotidianas.

O museu passou por um período de restauração desde fevereiro deste ano, com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil por parte da prefeitura. Durante a reforma, o teto de madeira foi submetido a descupinização, infiltrações foram corrigidas, móveis foram restaurados e uma nova pintura trouxe um ambiente aconchegante à histórica construção. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Ao entrar no museu, os visitantes são recebidos pela bilheteria, que ocupa o espaço de uma pequena oficina que era utilizada por Santos Dumont, localizada em uma espécie de porão da casa. Para subir ao primeiro andar, os visitantes encontram uma das invenções do inventor: uma escada com degraus em forma de raquete, projetada para evitar tropeços e iniciar a subida com o pé direito.

O Museu Casa de Santos Dumont proporciona uma oportunidade única de conhecer o legado e a genialidade do pioneiro da aviação, celebrando a história e a contribuição desse importante personagem para o desenvolvimento da aviação no mundo.

Informações: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *