Monark é multado em R$ 300 mil por descumprir decisão judicial e será investigado pelo STF
Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, foi multado em R$ 300 mil pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por descumprimento de decisão judicial. Além disso, Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar o podcaster.
Segundo o ministro, Monark criou novos perfis para reproduzir conteúdo com desinformação, mesmo após ter suas contas bloqueadas no âmbito do inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando houve invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Em abril, Moraes havia proibido o influencer de disseminar fake news sobre o STF e o TSE.
Para Moraes, a conduta de Monark mostra que ele está deliberadamente violando decisões do Supremo, e a criação de novos perfis é um artifício ilícito para continuar disseminando conteúdo já bloqueado judicialmente. Isso pode caracterizar o crime de desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito.
Além da multa, o ministro determinou o bloqueio imediato do valor correspondente à penalidade e dos novos canais e perfis utilizados pelo influencer em várias plataformas.
Vale lembrar que Monark já foi desligado do podcast Flow em fevereiro de 2022 após defender a existência de um partido nazista, o que é proibido por lei. E, em novembro do mesmo ano, teve seu canal do YouTube desativado em cumprimento de decisão do TSE.