Inscrições para o Encceja PPL 2023 estão abertas
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2023 já estão abertas. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 4 de agosto através do Sistema Encceja PPL. Neste mesmo prazo, também é possível solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejem aplicar o exame devem indicar as unidades e o responsável pedagógico até o dia 4 de agosto. Essas indicações devem ser formalizadas por ofício e enviadas para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2023”.
A aplicação das provas do Encceja PPL será nos dias 17 e 18 de outubro. O exame consiste em quatro provas objetivas, divididas por nível de ensino, que abrangem as seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
O Encceja foi criado em 2002 em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. As provas seguem os requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente para o ensino fundamental e médio. O certificado e a declaração de proficiência são emitidos pelas secretarias de educação e pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam termo de adesão.
O exame do Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade das provas do Encceja regular. A diferença está apenas na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado.