Incêndios florestais no Rio de Janeiro aumentam 85% em 2024, aponta Corpo de Bombeiros
Estado já registra 13.595 ocorrências de fogo em vegetação, com a capital liderando o número de casos
O número de incêndios florestais no estado do Rio de Janeiro aumentou 85% em 2024, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Nos primeiros oito meses do ano, a corporação já atendeu 13.595 ocorrências, 6.178 a mais que no mesmo período do ano passado. Em comparação com todo o ano de 2023, quando foram registrados 11.037 combates a fogo em vegetação, o número de chamadas já ultrapassou em 2.558 ocorrências.
A capital fluminense lidera o ranking dos municípios mais afetados, com 4.513 casos, seguida por São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561). Outros municípios como Maricá, Nova Iguaçu e Niterói também figuram entre os mais atingidos.
Para enfrentar a crescente ameaça, o CBMERJ intensificou o uso de aeronaves, drones, e viaturas especializadas. A corporação, equipada com tecnologias de última geração, como motobombas portáteis e tanques flexíveis com capacidade para 25 mil litros, atua de forma contínua por terra e ar. Além disso, campanhas de conscientização estão sendo realizadas para alertar a população sobre os riscos das práticas que podem causar grandes desastres ambientais.
“Estamos preparados para combater os incêndios florestais de forma eficaz, utilizando equipamentos de última geração e reforçando nossas operações durante o período de estiagem”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro. Ele destacou que a corporação possui dois Grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente localizados em áreas estratégicas, além de operações simuladas e treinamentos constantes para preparar a tropa.
Com o agravamento das condições climáticas e o aumento das ocorrências, a Operação Extinctus foi ativada, reforçando o efetivo em todo o estado para combater os incêndios florestais, que são mais comuns entre os meses de maio e outubro.