Hospital em Rondônia realizá cirurgias de transplante de tecido ósseo

Hospital em Rondônia realizá cirurgias de transplante de tecido ósseo

O Hospital de Base Ary Pinheiro, localizado em Porto Velho, Rondônia, dará um importante passo na área da saúde com o início da oferta de cirurgias de transplante de tecido ósseo a partir deste mês. A capacitação dos profissionais de saúde para a realização desses procedimentos foi feita pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Ministério da Saúde, localizado no Rio de Janeiro.

A equipe de profissionais de Rondônia passou um período no Into, onde puderam aprender sobre o processo de transplante de tecido ósseo com a expertise do órgão. O chefe do Banco de Tecidos do Into, Rafael Prinz, ressaltou a importância dessa capacitação para que os profissionais de Rondônia possam implementar o processo no dia a dia e entender como funciona todo o sistema, desde a captação do tecido até a disponibilização para a cirurgia.

Além do treinamento, o Hospital de Base Ary Pinheiro obteve o credenciamento junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), permitindo assim que a unidade hospitalar da rede pública de saúde na região amazônica possa realizar os transplantes de tecido ósseo.

A expectativa é que o primeiro transplante de tecido músculo esquelético seja realizado ainda este mês no hospital. Com essa capacidade, o Hospital de Base Ary Pinheiro poderá atender pacientes em sua localidade, reduzindo custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) ao evitar despesas de tratamento fora de domicílio (TFD) e hospedagem de pacientes e seus acompanhantes em outras regiões do país.

Todo o material para os transplantes, como ossos, tendões, meniscos e cartilagens, será fornecido pelo Banco de Tecidos do Into. A implementação do serviço de transplante de tecido ósseo em Rondônia impactará positivamente a saúde pública na Região Norte, pois esse tipo de procedimento não é oferecido em nenhum hospital da rede pública na região.

Para facilitar a logística e escalonar o atendimento, o chefe do Banco de Tecidos do Into planeja implementar um posto avançado de distribuição de tecidos do Into no Hospital de Base de Rondônia nos próximos seis meses. Essa medida será importante para fomentar o credenciamento de novos hospitais na região junto ao SNT, possibilitando mais acesso a esse tipo de procedimento pelo SUS na Região Norte do país. A expectativa é que até 2024, ações de transplante de tecido ósseo na Região Norte sejam mais ampliadas, beneficiando a população local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *