Henrique do Paraíso Lidera Pesquisa para Prefeitura de Sumaré

Henrique do Paraíso Lidera Pesquisa para Prefeitura de Sumaré

O atual vice-prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), está à frente na corrida eleitoral pela prefeitura, conforme a Pesquisa Todo Dia Campinas/Sampi/Ágili. Com 24,5% das intenções de voto, Henrique do Paraíso venceria um eventual segundo turno contra William Souza (PT) ou Éder Dalben (Cidadania).

Pela primeira vez, Sumaré poderá ter um segundo turno nas eleições municipais, após ultrapassar a marca de 200 mil eleitores, conforme estipula a Constituição Federal. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a necessidade de um segundo turno ocorre se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos.

Na pesquisa realizada com 600 entrevistados, Henrique do Paraíso lidera com 24,5%, seguido por William Souza com 12,9% e Éder Dalben com 12,7%. Em seguida, aparecem Wellington da Farmácia (MDB) com 7,5%, Toninho Mineiro (Mobiliza) com 7,2%, Guilherme Dall’Orto (Podemos) com 3,8%, Ana Cleia Meneguetti (Rede) com 2%, e Silvio Coltro (PRTB) com 1,3%. Dos entrevistados, 19,2% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 8,8% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos.

Nos votos válidos, Henrique do Paraíso continua na liderança com 34,1%, seguido por William Souza com 17,9%, Éder Dalben com 17,6%, Wellington da Farmácia com 10,4%, Toninho Mineiro com 10%, Dall’Orto com 5,3%, Ana Cleia com 2,8%, e Coltro com 1,9%.

Cenários de Segundo Turno

A pesquisa também simulou três possíveis cenários de segundo turno, mostrando Henrique do Paraíso como vencedor em todos eles. Contra William Souza, Henrique teria 42,8% dos votos, enquanto Souza ficaria com 25,8%. Já contra Éder Dalben, Henrique obteria 41,2%, enquanto Dalben teria 27,3%.

No confronto direto entre Éder Dalben e William Souza, Éder venceria com 37,2% contra 27,4% do petista. Em todos os cenários simulados, uma parcela significativa dos entrevistados afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos ou não soube responder.

Rejeição

William Souza lidera o índice de rejeição, com 23,7% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Éder Dalben segue com 14% de rejeição, Wellington da Farmácia com 9,2%, e Henrique do Paraíso com 7,5%. Toninho Mineiro, Ana Cleia Meneguetti, Silvio Coltro e Guilherme Dall’Orto têm rejeição abaixo dos 4%.

Principais Desafios

Os entrevistados apontaram a saúde como o principal desafio a ser enfrentado pela próxima administração, com 49,5% considerando este o segmento mais importante. Educação foi destacada por 16,2%, seguida por segurança com 8,5% e abastecimento de água com 5%.

A pesquisa detalhada pode ser acessada no site do Todo Dia Campinas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *