Golden Cross Deve Esclarecer à ANS Suspensão da Venda de Planos de Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está aguardando explicações da Golden Cross sobre a decisão de suspender a venda de planos de saúde. A ANS afirmou que não recebeu nenhum pedido de suspensão até o momento, o que significa que a operadora não está autorizada a implementar essa medida.
A agência enviou um ofício à Golden Cross na última sexta-feira (7), solicitando esclarecimentos após anúncios na imprensa sobre a suspensão da venda.
“A operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho), e todos os planos registrados como ‘ativos’ junto à ANS devem permanecer disponíveis para aquisição pelos consumidores até que a suspensão seja devidamente autorizada pela agência”, declarou a ANS.
Além disso, a ANS esclareceu que a parceria entre a Golden Cross e a rede da Amil para utilização pelos beneficiários não requer autorização, pois está em conformidade com a legislação e as normativas da saúde suplementar. No entanto, a Golden Cross precisará comunicar à ANS qualquer mudança no tipo de contratação registrado.
A ANS destacou que, como não se trata de uma transferência de carteira, o atendimento aos clientes não será afetado, e a Golden Cross continuará sendo responsável pela prestação de assistência, conforme previsto no contrato e no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Posicionamento da Golden Cross
A Golden Cross afirmou estar em processo de diálogo com a ANS e justificou a interrupção temporária na venda de planos de saúde como parte de uma reestruturação de seu portfólio de produtos. A empresa visa se adequar ao novo Programa de Compartilhamento de Risco, estabelecido pela Resolução Normativa nº 517, com o objetivo de aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento e a proteção ao consumidor.
A empresa ressaltou que os planos odontológicos continuarão sendo comercializados normalmente durante esse período de ajustes.