Gabriel Araújo conquista primeiro Ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris

Gabriel Araújo conquista primeiro Ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris
Gabriel Araújo conquista primeiro Ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris

Mineiro Gabrielzinho Vence os 100 Metros Costas e Ampliará Participação em Outras Provas

Na abertura das competições da Paralimpíada de Paris nesta quinta-feira (29), o nadador Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, garantiu o primeiro ouro do Brasil nos Jogos. O mineiro de Santa Luzia, com apenas 22 anos, venceu a prova dos 100 metros nado costas da classe S2, destinada a atletas com grande comprometimento físico e motor, com um tempo impressionante de 1min53s67.

Gabrielzinho, atual campeão mundial nos 100 metros costas, dominou a prova de ponta a ponta e terminou quase oito segundos à frente do segundo colocado, o russo Vladimir Danilenko, que competiu sob bandeira neutra. O chileno Alberto Abarza Diaz completou o pódio em terceiro lugar.

Esta é a quarta medalha paralímpica de Gabrielzinho, que já havia conquistado dois ouros e uma prata nesta mesma prova durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio. O nadador é uma das figuras mais destacadas do esporte paralímpico brasileiro e teve a honra de ser o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos na quarta-feira (28).

Gabrielzinho nasceu com focomelia, uma doença congênita que afeta a formação normal dos braços e pernas. Iniciou sua trajetória na natação em Juiz de Fora (MG) e, além dos 100 metros costas, ainda terá quatro provas pela frente em Paris: 50 metros costas e 200 metros livre na classe S2, e 50 metros livre e 150 metros medley na classe S3, que é destinada a atletas com um grau menor de comprometimento físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *