Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abre inscrições para cursos gratuitos de artesanato
O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, está com inscrições abertas para cursos gratuitos em artesanato do tipo patch aplique e crochê em fio de malha. Cada curso oferece vinte vagas voltadas a jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade. Os interessados devem efetivar a inscrição enviando uma mensagem para o WhatsApp do Fundo Social, pelo número (19) 99979-8763. As aulas serão ministradas presencialmente na Associação dos Moradores do Jd. São Sebastião, localizada na Rua Pastor Ernesto Roth, 705, no Loteamento Adventista Campineiro. O curso de crochê terá início nesta terça-feira, 1º de agosto, enquanto o curso de artesanato patch aplique começará na quarta-feira, 2 de agosto.
Os cursos serão divididos em três módulos e ocorrerão às terças e quartas-feiras no período da tarde, das 14h às 16h30. O conteúdo programático do curso de crochê em fio de malha capacitará os alunos a confeccionarem bolsas de mão de diferentes estilos. Durante a formação, os alunos aprenderão diversas técnicas, desde a elaboração de pontos mais básicos até a costura de pontos mais sofisticados. Serão utilizadas ferramentas como fio de malhas de diferentes espessuras, agulhas, tesouras e marcadores de crochê. Já no curso de artesanato do tipo patch aplique, os inscritos aprenderão a moldar e cortar tecidos, realizar pequenas costuras para bordados em relevo e desenvolver técnicas para evitar o desperdício de materiais. O patch aplique é uma forma de artesanato que utiliza papel termocolante para aplicação de retalhos em roupas e panos utilizados em copa, cozinha e banheiros, como toalhas de banho, panos de prato e lençóis de cama. Ambos os cursos não exigem conhecimentos prévios dos alunos. O curso de artesanato do tipo patch aplique será finalizado no dia 18 de outubro e o curso de crochê em fio de malha, no dia 12 de dezembro.
Maria Alice de Lima Moreira, a artesã responsável pelos cursos, explica como são divididas as etapas do curso de crochê em fio de malha. “A primeira bolsa a ser confeccionada é do tipo ‘clutch’, para ser usada em festas. Na segunda etapa do curso, os alunos aprenderão a confeccionar bolsas para o dia a dia, adicionando alças e abas de fecho. Já na terceira etapa do curso, trabalharemos uma bolsa mais elaborada, muito utilizada em passeios, com forro e zíper”. Ela também descreve a divisão do curso de artesanato do tipo patch aplique. “O primeiro módulo é bem básico, para os alunos aprenderem a manusear os tecidos e o termocolante. A segunda etapa é um pouco mais elaborada, pois os alunos aprenderão a fazer pontos de bordado e barrados para os panos. Para finalizar, o terceiro módulo é mais sofisticado ainda, pois os alunos aprenderão a fazer uma aplicação em cima da colagem feita, criando um relevo”, comenta Maria Alice.
O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia já ofertou, neste ano, diversos cursos gratuitos abertos à população nas áreas de empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, auxiliar de RH, operador de logística, manicure e pedicure, açougue, além dos cursos de operador de logística. As inscrições para os cursos gratuitos em Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem e o curso de Inspetor de Qualidade ainda estão abertas na nova sede do Fundo Social de Hortolândia.
Local e horário das inscrições: Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia
Endereço: Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana
Horário: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)