FED aumenta as taxas de juros para combater a inflação elevada

FED aumenta as taxas de juros para combater a inflação elevada

O Federal Reserve aumentou suas taxas de juros de referência em um quarto de ponto percentual, marcando o 11º aumento em suas últimas 12 reuniões. O aumento da taxa estabeleceu a taxa de juros de curto prazo no intervalo de 5,25% a 5,50%, tornando-se a taxa de política monetária mais alta dos Estados Unidos em 16 anos. A decisão de aumentar as taxas foi baseada na persistente alta inflação.

O comunicado de política acompanhante indicou que o Comitê Federal de Mercado Aberto continuará avaliando as informações recebidas e suas implicações para a política monetária. O comunicado também deixou espaço para outro aumento nas taxas de juros, indicando que o banco central está buscando um ponto de parada para o atual ciclo de aperto monetário.

O Federal Reserve tem uma meta de inflação de 2% e, embora os dados recentes de inflação tenham sido mais fracos do que o esperado, os formuladores de políticas mantiveram uma postura hawkish até que haja mais progresso na redução das pressões de preços. O comunicado mencionou que o comitê acompanhará de perto os dados recebidos para determinar a extensão do aperto adicional da política necessário para alcançar sua meta de inflação.

Apesar de um mercado de trabalho robusto e crescimento econômico moderado, medidas-chave de inflação ainda estão mais que o dobro da meta do Fed. Com cerca de oito semanas até a próxima reunião do Fed, um intervalo maior que o usual, uma continuação na moderação do ritmo do aumento dos preços pode tornar esse o último aumento das taxas de juros neste ciclo, que começou com um aumento cauteloso de um quarto de ponto percentual em março de 2022, antes de acelerar para o aperto monetário mais rápido desde a década de 1980.

O presidente do Fed, Jerome Powell, realizará uma coletiva de imprensa para fornecer mais detalhes sobre a decisão e o comunicado de política, e talvez dar mais informações sobre o que pode levar o banco central a realizar outro aumento nas taxas de juros ou afastar-se desse caminho.

Nas projeções econômicas mais recentes dos formuladores de políticas do Fed, 12 dos 18 oficiais esperavam que fosse necessário pelo menos mais um aumento de um quarto de ponto percentual até o final deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *