Estudo revela que quase 40% dos moradores de Favelas no Rio de Janeiro têm Negócio próprio

Estudo revela que quase 40% dos moradores de Favelas no Rio de Janeiro têm Negócio próprio

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Favela traz dados impressionantes sobre o empreendedorismo nas favelas do Rio de Janeiro. De acordo com o estudo, quase 40% dos moradores de favelas têm o seu próprio negócio, e para 23% deles, essa é a principal fonte de renda. Além disso, entre os que ainda não empreendem, 22% têm a intenção de iniciar um negócio nos próximos 12 meses.

O fundador do Instituto Data Favela, Renato Meirelles, apresentará os resultados da pesquisa durante a Expo Favela Innovation Rio, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho. O evento contará com a presença de autoridades, como o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Apesar dos números promissores, a pesquisa também aponta desafios enfrentados pelos empreendedores nas favelas. A informalidade é uma realidade para a maioria deles, já que 57% não possuem um CNPJ formalizando a existência do seu negócio. Além disso, obter capital para investir é um obstáculo para 55% dos entrevistados, seguido pela gestão financeira do negócio (25%) e a falta de equipamentos (24%).

Outro desafio mencionado é a dificuldade em obter crédito, citado por 66% dos empreendedores, sendo que um terço deles nunca sequer tentou buscar esse tipo de recurso. Caso o crédito estivesse mais acessível, os principais investimentos realizados seriam na divulgação do negócio, compra de máquinas e equipamentos, e na diversificação do portfólio de produtos e serviços.

Em relação às vendas, apenas 17% dos empreendedores relataram aumento nos últimos 12 meses, enquanto 48% sentiram que não houve alteração e 35% perceberam uma diminuição. Apesar disso, a perspectiva para o futuro é positiva, já que 73% acreditam em um crescimento nas vendas nos próximos 12 meses, e 9 em cada 10 se declaram otimistas em relação ao futuro do seu negócio.

A pesquisa foi conduzida com 1.674 moradores de favelas do Rio de Janeiro, entre os dias 20 de junho e 5 de julho de 2023. Os resultados evidenciam a potencialidade do empreendedorismo nas favelas, mostrando que essas comunidades não são apenas carentes, mas também uma grande potência econômica que merece ser valorizada e incentivada. A Expo Favela Innovation Rio busca justamente promover o empreendedorismo e a conexão entre empreendedores da favela e do asfalto, enaltecendo o potencial dessas pessoas e suas contribuições para a economia local e nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *