Entenda por que astronautas da Nasa em nave da Boeing ainda não retornaram para a Terra

Entenda por que astronautas da Nasa em nave da Boeing ainda não retornaram para a Terra
Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da Nasa que estão à bordo da espaçonave Starliner. — Foto: AP Photo/Chris O'Meara

Astronautas decolaram para testar a nova espaçonave da Boeing em 5 de junho

Houston, EUA – O retorno dos astronautas veteranos da Nasa, Butch Wilmore e Suni Williams, que decolaram para um teste da nova cápsula da Boeing, a Starliner, foi adiado após problemas com os equipamentos da espaçonave. Inicialmente, esperava-se que a missão de teste, que começou em 5 de junho, durasse cerca de uma semana. No entanto, já se passaram três semanas e a Nasa, juntamente com a Boeing, continua trabalhando para resolver os problemas técnicos antes de trazer os astronautas de volta à Terra.

Problemas de Propulsão e Vazamentos

Um dos principais motivos para o adiamento do retorno foi a necessidade de mais tempo para analisar e solucionar problemas no sistema de propulsão da Starliner, que é crucial para manobras em voo. Durante a acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS), cinco dos 28 propulsores da cápsula falharam. Embora quatro deles tenham sido reiniciados e funcionado durante testes posteriores, um propulsor permaneceu inoperante. As autoridades acreditam que o calor gerado durante a acoplagem pode ter causado essas falhas.

Além disso, a cápsula apresentou vazamentos de hélio, que é utilizado para pressurizar o combustível dos propulsores. Inicialmente, havia um pequeno vazamento antes do lançamento, mas mais quatro surgiram após a chegada à ISS. Acredita-se que uma vedação de borracha defeituosa seja a causa desses vazamentos. Apesar disso, a Boeing afirmou que os vazamentos estão estáveis e não representam um risco imediato.

Impacto nas Operações da Estação Espacial

A Nasa também decidiu adiar o retorno para evitar conflitos com outras atividades na ISS, como caminhadas espaciais. Uma caminhada espacial programada para segunda-feira foi cancelada devido a um vazamento de água no traje espacial de uma astronauta. Outra caminhada espacial, planejada para terça-feira, foi adiada para o final de julho.

Medidas em Curso e Próximos Passos

Para garantir um retorno seguro, a Nasa realizará mais testes de propulsores no solo, no deserto do Novo México, nas próximas semanas. Inicialmente, havia um limite de 45 dias para a permanência da Starliner na ISS devido à capacidade das baterias a bordo, mas as autoridades afirmam que este período pode ser estendido.

Enquanto isso, Wilmore e Williams continuam colaborando nas tarefas e pesquisas na ISS, além de monitorar os sistemas da cápsula da Boeing. A Nasa assegurou que há suprimentos suficientes na estação para os dois astronautas e os sete residentes de longa data.

Segurança em Primeiro Lugar

As autoridades enfatizaram que não há pressa para trazer os astronautas de volta. “Entendemos essas questões para um retorno seguro”, disse Mark Nappi, gerente do programa da Boeing. “Não entendemos essas questões bem o suficiente para consertá-las permanentemente.”

A Nasa e a Boeing continuam focadas em garantir que todos os sistemas da Starliner estejam em perfeitas condições antes de agendar uma nova data de retorno, priorizando sempre a segurança dos astronautas e o sucesso da missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *