Empresas de ônibus que transportaram extremistas a atos em Brasília receberam pagamentos em dinheiro vivo e têm ligações políticas

Empresas de ônibus que transportaram extremistas a atos em Brasília receberam pagamentos em dinheiro vivo e têm ligações políticas

Um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) revelou que as empresas responsáveis pela contratação de ônibus utilizados para transportar extremistas a Brasília durante os atos de 8 de janeiro receberam pagamentos em dinheiro vivo. O documento aponta que 83 pessoas e 13 empresas estão envolvidas nas contratações, algumas delas com vínculos em campanhas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Uma das empresas citadas é a Bernardes & Bernardes Transportes, de Rondônia, que recebeu pagamentos por serviços eleitorais na campanha do senador Marcos Rogério (PL-RO). O microempresário Jhoni dos Santos Bressan, motorista e sócio da empresa, afirmou que recebeu R$ 30 mil para levar grupos de bolsonaristas a Brasília, recebendo o dinheiro em espécie de motoqueiros.

Outra empresa mencionada é a Odilon Araújo Júnior Transportes, de Santa Catarina, que prestou serviços para a campanha do atual governador do estado, Jorginho Mello (PL-SC). O empresário Odilon Araújo Júnior disse ter sido contratado para levar um grupo de Tubarão, SC, até Brasília. Ele subcontratou outro veículo e afirmou ter sido pago R$ 26,5 mil por três contratantes, mantendo em sigilo suas identidades.

A Abin ressaltou a pulverização dos contratantes de fretados e a possibilidade de uso de laranjas para ocultar os verdadeiros financiadores das caravanas e dos manifestantes. O objetivo dos extremistas era invadir o Congresso, e uma das caravanas levou a radical “Fátima de Tubarão”, que se notabilizou por declarações polêmicas durante a invasão do Supremo Tribunal Federal.

Tanto Araújo Júnior quanto Bressan já prestaram esclarecimentos à Polícia Federal na investigação sobre os financiadores dos ataques em Brasília. Além disso, a lista de contratantes de fretados incluiu a Squad Viagens, uma empresa da família fundadora da Viação Águia Branca, do Espírito Santo, que se apresentou como uma plataforma online de fretamento.

Rondoniaaovivo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *