Dólar opera em alta após divulgação da ata do Copom e preocupações econômicas globais

Dólar opera em alta após divulgação da ata do Copom e preocupações econômicas globais

O dólar apresenta uma trajetória de valorização nesta terça-feira (8), influenciado pelo comunicado divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC) após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na ocasião, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros, Selic, em 0,50 ponto percentual, fixando-a em 13,25% ao ano. A divulgação da ata destacou que todo o comitê prevê novos cortes de mesma magnitude nos próximos meses, devido à melhora nas perspectivas para a inflação.

O mercado reagiu à possibilidade de novos cortes na Selic, o que gerou impacto no valor do dólar em relação ao real. Às 10h40, a moeda norte-americana registrava um aumento de 0,51%, sendo cotada a R$ 4,9194. Essa tendência de alta surge após o dólar ter fechado o dia anterior com uma valorização de 0,41%, sendo comercializado a R$ 4,8946.

As perspectivas econômicas internacionais também exercem pressão sobre a cotação do dólar. A divulgação de dados mais fracos da China e o temor de uma possível recessão econômica nos Estados Unidos contribuíram para um cenário negativo nos mercados globais. Essas notícias têm gerado um sentimento de aversão ao risco entre os investidores, levando a uma busca por ativos considerados mais seguros, como o dólar.

No contexto internacional, a conjuntura econômica desafiadora tem desencadeado volatilidade nos mercados financeiros em diversos países. As incertezas quanto ao crescimento econômico, juntamente com as preocupações sobre inflação e políticas monetárias, têm contribuído para uma atmosfera de cautela.

Com esses fatores em mente, os investidores permanecem atentos às movimentações do dólar e a possíveis desdobramentos nos cenários interno e externo. A evolução das taxas de juros, tanto no Brasil quanto em outros países, bem como a resposta dos mercados aos acontecimentos econômicos, continuarão a influenciar o comportamento da moeda norte-americana nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *