Dólar fecha em queda antes de decisão de juros do Fed e divulgação da prévia da inflação no Brasil

Dólar fecha em queda antes de decisão de juros do Fed e divulgação da prévia da inflação no Brasil

Nesta segunda-feira (24), o dólar encerrou o dia em baixa em meio à semana de cautela nos mercados antes da decisão de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, e da divulgação da prévia da inflação oficial no Brasil, prevista para amanhã.

Ao término da sessão, a moeda norte-americana registrou uma queda de 1,00%, sendo cotada a R$ 4,7326, atingindo o menor patamar desde maio de 2022. Essa tendência de queda representa uma sequência de quedas ao longo do mês, acumulando uma redução de 1,18%, e uma queda expressiva de 10,33% ao longo deste ano.

Paralelamente, no mercado acionário, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, subiu 0,94%, encerrando o dia aos 121 mil pontos, o maior nível alcançado desde abril de 2022.

O mercado financeiro está especialmente atento à decisão de política monetária do Federal Reserve, onde será definido o novo patamar de juros nos EUA. A expectativa é de que a autarquia realize um novo aumento da taxa básica norte-americana em 0,25 ponto percentual.

Embora tenha pausado a elevação de juros na última reunião, o Fed já havia sinalizado a necessidade de novas altas para controlar a inflação, que apesar de ter diminuído, ainda permanece acima da meta de 2%. Os investidores estarão atentos à comunicação do Fed em relação às próximas decisões de política monetária.

No cenário internacional, também é aguardada a publicação da primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA referente ao segundo trimestre, bem como o índice de preços de gastos com consumo norte-americano (PCE), ambos previstos para serem divulgados ao longo da semana.

No âmbito doméstico, a divulgação do boletim Focus foi adiada para amanhã (25), devido ao ponto facultativo em virtude de um jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino. Além disso, também amanhã será divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país. A expectativa do mercado é de uma leve deflação na comparação mensal.

Outro dado relevante a ser divulgado é a taxa de desemprego do país, por meio dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto para ser divulgado na próxima sexta-feira. A temporada de balanços corporativos também continua em destaque na agenda econômica brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *