Dia dos Pais deve elevar faturamento de Bares e Restaurantes em até 20%

Dia dos Pais deve elevar faturamento de Bares e Restaurantes em até 20%
Dia dos Pais deve elevar faturamento de Bares e Restaurantes em até 20%

Apesar das expectativas positivas para o setor, 40% dos estabelecimentos enfrentam dificuldades financeiras e dívidas em atraso

No próximo Dia dos Pais, bares e restaurantes brasileiros esperam um impulso significativo em suas vendas, com uma previsão de crescimento de até 20% no faturamento. Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que cerca de 79% dos empresários do setor acreditam que a data trará resultados melhores em comparação ao ano passado. Dentre estes, 65% projetam um aumento de vendas de até 20%, enquanto 7% esperam um crescimento entre 21% e 30% e outros 7% são ainda mais otimistas, prevendo uma alta superior a 30%.

O levantamento, conduzido entre 22 e 29 de julho com 2.005 empresários de todo o país, também mostrou que 78% dos estabelecimentos planejam abrir suas portas no Dia dos Pais. Em comparação com um domingo comum, 57% dos empresários antecipam um aumento nas vendas de até 20%.

Apesar do otimismo em relação ao aumento das vendas, a situação financeira dos empreendimentos não é tão promissora. José Eduardo Camargo, responsável por conteúdo da Abrasel, informou à Agência Brasil que, em junho, 60% das empresas operaram sem lucro, sendo que 36% mantiveram-se equilibradas e 24% registraram prejuízo. Embora o número de empresas no prejuízo tenha diminuído para 24% em julho, 40% dos estabelecimentos enfrentam dívidas em atraso.

“É preocupante ver que um quarto do setor não está conseguindo trabalhar com resultado positivo, o que se deve principalmente às dívidas”, afirmou Camargo. O especialista explicou que, apesar da expectativa de vendas mais altas, as empresas enfrentam dificuldades financeiras devido a débitos, como impostos e empréstimos.

Camargo ressaltou que, assim como em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o setor está apostando na ocasião para recuperar o fôlego financeiro. No entanto, a expectativa é de que o Dia dos Pais não tenha o mesmo impacto que as datas anteriores.

Entre as dívidas enfrentadas pelos estabelecimentos, 73% estão relacionadas a impostos federais, 47% a impostos estaduais, e 36% a empréstimos bancários. Além disso, 29% têm débitos com serviços públicos, enquanto 29% enfrentam problemas com encargos trabalhistas e previdenciários.

Para ajudar as empresas a superarem essas dificuldades, a Abrasel está incentivando a adesão ao novo Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece benefícios fiscais até o valor de R$ 15 bilhões. Esse programa, reestabelecido pela Lei 14.859/2024, pode ser uma alternativa para as empresas que lutam com dívidas e dificuldades financeiras.

A Abrasel representa 1,4 milhão de negócios no país, abrangendo uma vasta gama de estabelecimentos, desde bares e restaurantes até padarias e cafés. Camargo destacou a importância do setor, que está presente em todos os municípios brasileiros, e a necessidade de apoio para garantir sua continuidade e recuperação.

A expectativa é que, apesar das adversidades financeiras, o Dia dos Pais ofereça uma oportunidade para que o setor de bares e restaurantes retome parte de sua vitalidade econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *