David Silva anunciou sua aposentadoria
David Silva, ex-jogador da seleção espanhola, anunciou sua aposentadoria na quinta-feira, dias após sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) durante o treinamento de pré-temporada com seu clube, a Real Sociedad.
O meio-campista de 37 anos machucou o joelho esquerdo no início de julho, enquanto se preparava para sua quarta temporada no clube da LaLiga.
“Hoje é um dia triste para mim”, disse Silva em um vídeo postado em suas redes sociais, relembrando alguns dos destaques de sua carreira. “Hoje é hora de dizer adeus ao que dediquei toda a minha vida. Hoje é hora de dizer adeus aos meus colegas, que são como uma família para mim. Sentirei muitas saudades.”
Um dos melhores meias da sua geração, Silva teve passagens repletas de títulos na Premier League, LaLiga e na seleção da Espanha.
Ele conquistou importantes troféus, incluindo a Copa do Mundo em 2010 e o Campeonato Europeu duas vezes com a Espanha, enquanto venceu a Copa del Rey duas vezes, uma com o Valencia em 2008 e seu último título com a Sociedad em 2020. No entanto, seu período de maior sucesso em clubes foi com o Manchester City, onde venceu a Premier League quatro vezes, a FA Cup duas vezes e cinco Copas da Liga em uma estadia de uma década, de 2010 a 2020.
Produto das categorias de base do Valencia, Silva marcou mais de 120 gols e deu quase 200 assistências em quase 750 partidas por clubes, enquanto marcou 35 gols em 125 partidas pela Espanha.
Ele foi homenageado com uma estátua fora do estádio Etihad do City em reconhecimento à sua contribuição para o sucesso do clube após sua saída em 2020.
Muchas gracias…fútbol pic.twitter.com/HoB6TPojAd— David Silva (@21LVA) July 27, 2023