Concurso Unificado do Governo Federal cria banco com mais de 13 Mil Vagas

Concurso Unificado do Governo Federal cria banco com mais de 13 Mil Vagas
Concurso Unificado do Governo Federal cria banco com mais de 13 Mil Vagas

Lista de espera dobrará número de vagas imediatas, aumentando as chances de convocação para mais de 2 milhões de inscritos

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) inova com a criação de um banco de candidatos aprovados, ampliando as oportunidades de convocação para mais de 2,11 milhões de inscritos. Com um total de 13.280 classificados, o modelo permite que os aprovados fiquem em uma lista de espera, com o dobro do número de vagas imediatas disponíveis em cada um dos oito blocos temáticos do concurso.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a seleção permitirá a contratação imediata de 6.640 candidatos para diversos cargos, que exigem níveis médio, técnico e superior. No entanto, o banco de candidatos criará uma reserva adicional de candidatos para futuras convocações, caso surjam novas vagas.

“O candidato concorre a todas as vagas em que se inscreveu dentro do bloco. A classificação depende de ele atingir as notas mínimas de cada cargo e estar dentro do quantitativo estipulado para o banco, que é de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático”, explica Pedro Assumpção Alves, do Grupo Técnico Operacional do CPNU.

A lista de espera será organizada com base nas notas obtidas nas provas objetivas, discursivas e de títulos. Cada candidato poderá concorrer a três cargos dentro do mesmo bloco temático, aumentando suas chances de convocação. Mesmo que um candidato seja aprovado para sua segunda ou terceira opção, ele poderá continuar na lista de espera para as demais posições, mantendo a possibilidade de ser chamado para um cargo mais desejado no futuro.

As convocações poderão ocorrer a cada seis meses, dependendo das necessidades do serviço público e da liberação de cargos. Além disso, os candidatos na lista de espera também poderão ser chamados para vagas temporárias, sem perder sua classificação no banco para possíveis cargos efetivos.

O concurso, que tem sua prova marcada para 18 de agosto, oferece salários que variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71. A banca organizadora responsável é a Fundação Cesgranrio, e os candidatos podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, com os locais de prova, na Área do Candidato, através do portal Gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *