Comércio do Rio de Janeiro Projetado para Crescer 4% nas Vendas do Dia dos Pais em 2023

Comércio do Rio de Janeiro Projetado para Crescer 4% nas Vendas do Dia dos Pais em 2023

As vendas do comércio para o Dia dos Pais em 2023 devem registrar um crescimento de 4%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio). A pesquisa ouviu 250 lojistas de diversos segmentos, como roupas, calçados, joias e relógios, livros, eletroeletrônicos, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios masculinos.

A data é uma das mais importantes para o comércio no segundo semestre do ano e tem movimentado consumidores e comerciantes na cidade. Dos lojistas ouvidos, 70% relataram que o movimento está melhor em 2023 em comparação com o ano anterior. O preço médio dos presentes deve ficar entre R$ 110 e R$ 130 por pessoa.

O presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, destacou a resiliência do comércio varejista do Rio de Janeiro diante das circunstâncias econômicas, o que tem sido uma característica marcante do setor. Ele ressaltou que o comércio enfrenta inúmeros custos e variáveis que exigem capacidade de adaptação dos comerciantes, tornando a rotina empresarial um esforço absurdo para manter a estrutura organizacional funcionando.

Gonçalves observou que há indicativos de recuperação tanto a nível municipal quanto estadual no Rio de Janeiro, com aumento do nível de emprego e reflexos sobre o aumento da renda e das expectativas de consumo regionalmente. Embora ele não espere uma explosão de consumo, identificou boas expectativas diante do avanço da confiança do consumidor, o que aumenta o ânimo dos lojistas em relação a um segundo semestre mais promissor e com elevação nos ganhos. Ele acredita que isso está relacionado com os investimentos previstos em turismo, startups, energia e indústrias de infraestrutura e óleo e gás na economia fluminense e seus impactos estimados sobre o consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *