Começa hoje em Belém a Cúpula da Amazônia reúne líderes de países amazônicos para debater desenvolvimento sustentável
Belém, 8 de agosto de 2023 – Começou hoje a Cúpula da Amazônia, um encontro de chefes de Estado dos países amazônicos que visa discutir iniciativas e estratégias para promover o desenvolvimento sustentável na região. O evento acontece na cidade de Belém e reúne líderes de diversos países, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, bem como os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela. Equador e Suriname, por razões internas, enviarão representantes em vez de seus presidentes.
Uma das principais metas da Cúpula da Amazônia, que se estenderá até quarta-feira (9), é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), uma instituição internacional com sede em Brasília que visa promover a cooperação e o desenvolvimento sustentável na região amazônica.
O evento sucede os Diálogos Amazônicos, que reuniram representantes de entidades, movimentos sociais, acadêmicos, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e de outros países amazônicos. Esses diálogos tiveram como objetivo formular sugestões para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região. As propostas resultantes desses debates serão apresentadas aos líderes durante a cúpula.
A intenção é que os países participantes considerem a adoção de algumas dessas propostas. No entanto, cada nação tem autonomia para selecionar as sugestões que melhor se adequem às suas realidades. O governo brasileiro já anunciou sua intenção de criar mecanismos que permitam à sociedade civil acompanhar de forma transparente a implementação das políticas públicas que forem adotadas.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou que o governo brasileiro tem interesse em estabelecer mecanismos que possibilitem o acompanhamento transparente, pela sociedade civil, da implementação das propostas discutidas. Ele também mencionou a possibilidade de incorporar essas propostas ao Plano Plurianual (PPA), que está em construção.
A Cúpula da Amazônia representa uma oportunidade crucial para os líderes da região colaborarem e delinearem abordagens conjuntas para enfrentar os desafios complexos do desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e bem-estar das comunidades locais na Amazônia. O resultado dessa cúpula pode ter implicações significativas para o futuro da região e para a cooperação internacional em prol de um ambiente mais saudável e equitativo.