Brasil registra 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022, aponta pesquisa do MPT
Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), revelou que em 2022 o Brasil registrou um total de 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional. Esses acidentes resultaram em 148,8 mil benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, o número de óbitos por acidente de trabalho no país alcançou 2.538 no mesmo ano.
Segundo a pesquisa, o estado de São Paulo liderou o ranking de notificações por acidentes de trabalho, com 204.157 ocorrências, o que representa 35% do total. Minas Gerais e Rio Grande do Sul seguiram em segundo e terceiro lugar, com 63.815 e 50.491 notificações, respectivamente.
A análise por municípios mostrou que a capital paulista, São Paulo, foi a líder em notificações, com 51.233 casos, seguida pelo Rio de Janeiro, com 18.747, e Belo Horizonte, com 11.776. O procurador do Trabalho Luciano Leivas destacou que esses números absolutos refletem a distribuição da população economicamente ativa no país, sendo estados mais populosos e com maior empregabilidade os que lideram os registros de acidentes.
A área da saúde concentrou grande parte dos acidentes de trabalho, representando 10% das notificações feitas ao INSS. A atividade de atendimento hospitalar foi o setor com o maior número de acidentes de trabalho, totalizando 603.631 de 2012 a 2022. Nesse cenário, os técnicos de enfermagem foram os profissionais que mais sofreram acidentes, com 313.654 casos no mesmo período.
O procurador do Trabalho explicou que a área da saúde tem a peculiaridade de ter meios mais céleres de notificação, porém, também há subnotificação em alguns serviços do setor hospitalar. Apesar disso, a área da saúde tende a ter uma estatística mais próxima da realidade, uma vez que a atividade é voltada ao atendimento à saúde e, portanto, tende a notificar mais adequadamente os acidentes de trabalho.
A atuação do MPT para reduzir o volume de acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador ocorre de duas maneiras: a repressiva, quando o acidente já ocorreu, e a preventiva. O MPT trabalha em parceria com os centros de Referência em Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, para instalação de inquéritos civis quando necessário e realiza atividades de fiscalização para identificar falhas no gerenciamento dos riscos do ambiente de trabalho.
Por meio de projetos nacionais temáticos, como o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate à subnotificação, o MPT atua de forma preventiva, buscando identificar onde os trabalhadores estão adoecendo e aplicar medidas de adequação nos setores econômicos.
A prevenção de acidentes de trabalho também é destacada como fundamental pelas empresas. Além de seguir normas e fornecer equipamentos de segurança, é importante conscientizar os colaboradores sobre a importância de seguir os procedimentos corretos para evitar acidentes. Criar uma cultura de saúde e segurança é fundamental para garantir o bem-estar dos trabalhadores e reduzir os impactos econômicos e sociais causados pelos acidentes de trabalho.
Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a reflexão sobre a segurança no ambiente profissional e a implementação de medidas preventivas são essenciais para proteger os trabalhadores e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.
Informações: Agência Brasil