Biden convida Lula para evento global sobre defesa do trabalho decente na ONU
Nesta quinta-feira (27), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar de um evento conjunto sobre a “defesa do trabalho decente”.
O evento está previsto para ocorrer durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro, logo após a abertura do encontro principal.
O conceito de “trabalho decente” faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015 e é abordado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com base em indicadores como oportunidades de emprego, rendimentos, jornada de trabalho e trabalho análogo à escravidão.
Segundo o ministro Padilha, o evento conjunto terá a proposta de lançar uma iniciativa global para a promoção do trabalho decente e contará com a participação do Brasil e dos Estados Unidos. O convite de Biden a Lula reforça a cooperação entre os dois países em uma agenda importante para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de trabalho.
O Brasil tem a tradição de abrir a Assembleia Geral da ONU, e o convite para o evento sobre trabalho decente é visto como uma oportunidade para o país liderar esforços internacionais nessa área. O compromisso global fortalecerá a agenda do trabalho decente e buscará promover melhores condições de emprego, salários justos e combater o trabalho escravo, entre outras questões relacionadas.
O governo brasileiro tem trabalhado na iniciativa em alinhamento com a orientação dos presidentes Lula e Biden, visando promover a justiça social e a igualdade no mundo do trabalho. O evento na ONU será uma oportunidade para discutir políticas e ações conjuntas que contribuam para a promoção do trabalho digno e decente, trazendo benefícios para trabalhadores e sociedades ao redor do globo.