Banco Central altera datas de divulgações por Copa do Mundo Feminina
O Banco Central anunciou mudanças nas datas de divulgações de dois importantes relatórios devido à realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, que está ocorrendo na Austrália e na Nova Zelândia. Em virtude da alteração no expediente no Executivo Federal nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina, as divulgações foram adiadas para garantir a compatibilidade com os horários de realização dos jogos.
O Boletim Focus, normalmente publicado às segundas-feiras, será divulgado excepcionalmente na terça-feira da próxima semana, dia 25, no horário habitual, às 8h30.
Já os Indicadores Econômicos Selecionados, como fluxo cambial e resultados das operações cambiais do Banco Central, que normalmente são divulgados às quartas-feiras, serão adiados em um dia na primeira semana de agosto, saindo na quinta-feira, dia 3, às 14h30.
O Brasil fará sua estreia na competição na próxima segunda-feira, dia 24, enfrentando o Panamá às 8h (horário de Brasília). Outros jogos importantes também ocorrerão nos sábados seguintes, 29 de julho e 2 de agosto, contra a França e a Jamaica, respectivamente, ambos às 7h.
O Ministério da Gestão publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) com orientações aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023. De acordo com a portaria, os servidores poderão fazer horário reduzido nesse período desde que compensem as horas não trabalhadas em virtude dos jogos.
A compensação das horas deverá ocorrer no período de 1º de agosto de 2023 a 29 de dezembro de 2023. A medida é aplicável a servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.
Os agentes públicos terão a opção de alterar seus respectivos horários de expediente em caráter excepcional nos dias de jogos da Seleção. Caso os jogos se realizem até às 7h30, o expediente terá início às 11h (horário de Brasília); e caso os jogos ocorram às 8h, o expediente começará às 12h (horário de Brasília). A portaria destaca que aqueles que não compensarem as horas usufruídas sofrerão desconto em sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas.
A norma também enfatiza que os órgãos e entidades deverão permanecer em funcionamento nos horários de realização dos jogos da Seleção Brasileira, para possibilitar aos agentes públicos exercerem suas atividades no horário de expediente ordinário. Contudo, é destacado que os dirigentes dos órgãos e entidades devem assegurar a preservação e funcionamento dos serviços essenciais durante esse período.