Apple está desenvolvendo inteligência artificial avançada, rumores apontam para grande anúncio em breve

Apple está desenvolvendo inteligência artificial avançada, rumores apontam para grande anúncio em breve

A gigante tecnológica Apple (AAPL.O) está embarcando em uma jornada para aprimorar sua oferta de inteligência artificial (IA) com produtos semelhantes ao ChatGPT da OpenAI e ao Bard da Google, de acordo com um relatório da Bloomberg News, divulgado nesta quarta-feira. As notícias animaram os investidores, impulsionando as ações da empresa para um recorde de alta de até 2%.

De acordo com fontes com conhecimento do assunto, a Apple criou sua própria estrutura, denominada “Ajax”, para desenvolver grandes modelos de linguagem (LLMs) e está testando um chatbot que alguns engenheiros chamam de “Apple GPT”. A empresa, até o momento, evitou grandes movimentos na área de IA, e em sua conferência para desenvolvedores em junho, ao contrário de outras gigantes de tecnologia, como Alphabet (GOOGL.O) e Microsoft (MSFT.O), a empresa sequer mencionou o termo IA.

O relatório da Bloomberg afirma que as ações das empresas Microsoft, Nvidia (NVDA.O) e Alphabet caíram mais de 1% após a notícia do avanço da Apple na área de IA. No entanto, mesmo sendo cautelosa, a Apple já demonstrou algumas incursões na IA avançada, incorporando-a em produtos como Apple Photos, o sistema de mensagens em dispositivos e o headset de realidade mista Vision Pro, lançado recentemente. Apesar disso, analistas acreditam que a empresa ainda está atrás de seus concorrentes na incorporação dessa nova tecnologia.

Outro produto central de IA da Apple, o assistente de voz Siri, parece ter estagnado ao longo dos anos, o que reforça a necessidade de investir em novas soluções e tecnologias no campo da inteligência artificial.

O esforço da Apple para aprimorar sua IA envolve várias equipes lideradas por John Giannandrea, chefe de aprendizado de máquina e IA da empresa, e Craig Federighi, executivo principal de engenharia de software da Apple. O novo assistente virtual da Apple resumiria textos e responderia perguntas com base nos dados com os quais foi treinado, sendo usado internamente para prototipagem de produtos, segundo o relatório. Funcionários afirmam que a ferramenta essencialmente replica o Bard, ChatGPT e o Bing AI, operando como uma aplicação web.

Ainda não há um plano concreto para as ferramentas em desenvolvimento, mas a Apple pretende fazer um importante anúncio relacionado à IA no próximo ano, de acordo com o relatório. Os detalhes sobre o futuro anúncio permanecem em sigilo, deixando o mundo da tecnologia ansioso para descobrir as inovações que a gigante de Cupertino está preparando para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *