Phelipe Rodrigues Conquista Prata e Aumenta Coleção de Medalhas Paralímpicas no Primeiro Dia da Natação em Paris
Brasileiro Se Destaca com Nona Medalha em Jogos Paralímpicos, Gabriel Bandeira Leva o Bronze nos 100 Metros Borboleta
O primeiro dia de competições de natação nos Jogos Paralímpicos de Paris foi marcado por conquistas significativas para o Brasil. Após o ouro de Gabriel Araújo nos 100 metros costas na classe S2, Phelipe Rodrigues garantiu a prata nos 50 metros livre da classe S10, enquanto Gabriel Bandeira conquistou o bronze nos 100 metros borboleta na classe S14.
Phelipe Rodrigues Brilha com Prata
Phelipe Rodrigues, o maior medalhista paralímpico brasileiro em atividade, adicionou mais uma medalha ao seu impressionante currículo. O pernambucano de 34 anos, que está competindo em sua quinta Paralimpíada, completou a prova dos 50 metros livre S10 com o tempo de 23s54, ficando atrás apenas do australiano Thomas Gallagher, que levou o ouro com 23s40.
É o país da natação ou não é? 🏊🏻🇧🇷
O maior medalhista paralímpico da delegação brasileira em #Paris2024 conquista mais uma! Phelipe Rodrigues é PRATA no La Défense, nado livre, 50m S10. 🥈#JogosParalimpicos #BrasilParalimpico pic.twitter.com/A4pDTOWWHe— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) August 29, 2024
Rodrigues expressou sua satisfação após a prova: “Muito feliz por ter conquistado a minha nona medalha em Jogos Paralímpicos. Uma medalha de prata, muito próxima do ouro. Mas, medalha é medalha. Estou muito feliz. São cinco Jogos Paralímpicos e medalhando em todos eles. Tenho mais duas provas para participar. Estou muito ansioso, superconfiante, e conto com a torcida de vocês.”
Gabriel Bandeira Leva o Bronze
Gabriel Bandeira, que já detém recordes mundial e paralímpico nos 100 metros borboleta S14, encerrou a prova com o tempo de 55s08, garantindo a medalha de bronze. O dinamarquês Alexander Hillhouse foi o campeão com um novo recorde paralímpico de 54s61, e o britânico William Ellard levou a prata com 54s86. Esta é a quinta medalha paralímpica de Bandeira, que também conquistou quatro pódios em Tóquio.
Outros Resultados do Brasil
No final do primeiro dia de competições, o Brasil teve sete finalistas na natação, com três medalhas conquistadas. Andrey Madeira terminou em oitavo lugar nos 400 metros livre S9, José Ronaldo foi desclassificado nos 100 metros costas S1, Mayara Petzold terminou em quinto nos 50 metros livre S6 e Mariana Gesteira completou a prova dos 50 metros livre S10 em sétimo lugar.