Agricultura ordena recolhimento de 16 marcas de Café impróprias para consumo

Agricultura ordena recolhimento de 16 marcas de Café impróprias para consumo
Agricultura ordena recolhimento de 16 marcas de Café impróprias para consumo

Análises identificam impurezas e matérias estranhas nos produtos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (2) uma lista de 16 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para o consumo. As análises encontraram matérias estranhas e impurezas nos produtos, que estão acima dos limites permitidos.

As marcas afetadas são: Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha. As empresas responsáveis por essas marcas devem proceder com o recolhimento dos produtos, conforme a legislação que trata de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação.

O Mapa orienta os consumidores a não consumir os cafés listados e a solicitar a substituição dos produtos, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Os consumidores que encontrarem essas marcas em circulação devem informar o estabelecimento e o endereço onde adquiriram o produto por meio do canal oficial Fala.BR.

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária é o responsável pela fiscalização dos cafés torrados e moídos no mercado interno. Após a Operação Valoriza, realizada em março de 2024, que envolveu fiscalizações concentradas durante duas semanas, o Mapa continuou com as fiscalizações de rotina e atendimento às denúncias feitas por meio da plataforma Fala.BR.

As ações de fiscalização fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude), que visa reduzir fraudes e promover a regularidade dos estabelecimentos produtores de produtos vegetais.

Lista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *