Fim de foco de doença de Newcastle no Rio Grande do Sul
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que o foco da Doença de Newcastle (DNC) no Brasil foi oficialmente encerrado. A doença havia sido identificada em 17 de julho em uma granja de avicultura comercial em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.
Medidas e Monitoramento:
- Protocolos de Biosseguridade: Estão sendo reforçados em todos os estados produtores de aves no Brasil. A vigilância inclui medidas específicas para evitar novos focos e garantir a saúde das aves.
- Área de Emergência Zoossanitária: A abrangência da área foi reduzida para os municípios do Vale do Taquari e outros próximos à ocorrência inicial. As medidas de controle continuam a ser aplicadas na região.
- Monitoramento: A granja afetada será monitorada por 42 dias. Após esse período, se não houver novos sinais de infecção, o aviário será liberado para operação.
Exportações:
O Brasil aguarda a retirada das suspensões de exportação impostas por países importadores. Atualmente, as restrições são:
- Total: China, Argentina e México.
- Específicas: Arábia Saudita, Bolívia, Chile, Cuba, Peru, União Econômica Euroasiática e Uruguai.
Os países com protocolos sanitários específicos baseados na zona de restrição incluem uma lista extensa, que vai de África do Sul a Vietnã.
Sobre a Doença de Newcastle:
A Doença de Newcastle é uma infecção viral contagiosa que afeta aves, répteis e mamíferos. Os sintomas incluem mortalidade súbita, sinais respiratórios e nervosos, além de diarreia e edema na cabeça das aves.
O Mapa recomenda que qualquer suspeita da doença, incluindo sinais clínicos mencionados, seja comunicada aos órgãos competentes para acompanhamento e controle.