Concurso Unificado: distribuição das provas inicia em 3 de agosto
Mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do certame em 228 cidades brasileiras
Brasília, DF — O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) está prestes a começar, com a distribuição das provas iniciando em 3 de agosto e se estendendo até 18 de agosto, véspera da aplicação das provas. O certame contará com a participação de mais de 2,1 milhões de candidatos distribuídos por 228 municípios em todas as 27 unidades da federação.
Logística e Distribuição
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é responsável pela aplicação do concurso e garantiu que as provas estão armazenadas em local seguro, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os malotes de provas, que totalizam mais de 18,7 mil, estão guardados desde o adiamento do concurso devido às fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul. A data inicial era 5 de maio.
A partir de 3 de agosto, os envelopes com as provas serão enviados aos armazéns centrais dos Correios em cada estado. Eles permanecerão nesses locais entre quatro dias e a véspera da aplicação, em 17 de agosto. A logística inclui a interiorização das provas, com transporte das provas dos armazéns dos Correios para os locais de aplicação e a logística reversa após o término do concurso.
Medidas de Segurança
O MGI ressaltou que uma rede de segurança foi criada para prevenir fraudes, envolvendo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Abin, a Força Nacional (FN) e as Secretarias de Segurança Pública estaduais. Durante a aplicação das provas, haverá coleta de digitais e exame grafológico para garantir a identidade dos candidatos.
Novo Cronograma
- 7 de agosto: Divulgação do cartão de confirmação de inscrição, com detalhes sobre os locais de prova.
- 18 de agosto (20h): Disponibilização dos cadernos de prova no site oficial.
- 20 de agosto: Divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas.
- 21 de novembro: Divulgação dos resultados finais.
- Janeiro de 2025: Previsão de posse dos candidatos aprovados e início dos cursos de formação.
O coordenador-geral de Logística do CNPU, Alexandre Retamal, destacou a importância da calma dos candidatos no dia da prova, afirmando que o MGI está comprometido em garantir a segurança e a integridade do processo seletivo.