Inscrições no Programa de Formação Gratuita do Sesc EAD EJA se encerram no dia 12 de janeiro

Inscrições no Programa de Formação Gratuita do Sesc EAD EJA se encerram no dia 12 de janeiro

Jovens e adultos interessados em concluir o ensino médio com qualificação profissional têm até o próximo dia 12 para se inscrever no processo seletivo do Sesc EAD EJA. O programa oferece formação gratuita em 14 estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, totalizando mais de 2 mil vagas.

O gerente de Educação do Departamento Nacional do Serviço Nacional do Comércio (Sesc), Luiz Fernando de Moraes Barros, ressaltou a importância do projeto em atender um público diversificado que busca transformação social. Os candidatos, com idade superior a 18 anos, devem ter concluído o ensino fundamental. O processo seletivo é uma oportunidade para aqueles que desejam retomar ou dar continuidade aos estudos.

Barros destacou que o projeto, em funcionamento há dois anos, já formou 1.044 estudantes e possui 3.250 matrículas ativas. Ele enfatizou a emoção ao ver jovens adultos, que precisaram abandonar os estudos no ensino médio por diversas razões, se sentirem transformados ao concluir a educação básica. O impacto vai além da vida individual, alcançando também as famílias e promovendo uma verdadeira revolução de possibilidades.

O modelo de funcionamento do Sesc EAD EJA é dividido em 80% de aulas a distância, pela internet, e 20% em formato presencial obrigatório. Esse formato favorece os trabalhadores, permitindo que concluam o curso com qualidade. As atividades presenciais, realizadas nas unidades do Sesc, oferecem cultura, lazer e saúde, proporcionando uma educação integral.

O curso tem a duração de três semestres, totalizando 1.200 horas, e ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão do ensino médio integrado à qualificação profissional em produção cultural. A formatura está prevista para 2025, e Barros ressaltou que a conclusão do ensino médio em um ano e meio facilita a continuidade ou retomada dos estudos, promovendo a progressão social não apenas individual, mas em todo o país.

Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac RS), o Sesc EAD EJA utiliza uma plataforma que inclui experimentações, simulações de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias para garantir uma maior interação com os participantes. As aulas da nova turma estão previstas para iniciar em 11 de março. Para mais informações, o edital e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do programa.

Informações: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *